Neste Domingo (07), acontece a 50ª edição do Super Bowl, evento anual que decide o ganhador da temporada de futebol americano dos Estados Unidos. Um dos eventos mais adorados na terra do Tio Sam, o Super Bowl é muito mais que um Domingo pra se divertir com os amigos assistindo futebol na TV e tomar aquela cervejinha: é um dos maiores displays de publicidade e entretenimento do mundo, já que é assistido por mais de 100 milhões de pessoas.

O único perdedor do Super Bowl é realmente o time que somar menos pontos. Todo mundo sai ganhando: o artista que canta o hino nacional no começo do jogo, os que fazem sua performance no halftime show, as marcas que vendem seus produtos e serviços durante o intervalo e o espectador, que é entretido por tudo isso. É um negócio que envolve milhões.

Star Spangled Banner

Vamos falar um pouco sobre a parte do hino nacional: para muitos pode parecer um momento monótono, mas ele reflete um sentimento que toda uma nação está vivenciando.

Por exemplo, em 1991, em plena Guerra do Golfo, Whitney Houston mudou todo o conceito de como o hino nacional pode ser cantado ao adicionar uma orquestra militar, mudar o tom da canção e brincar com a harmonia da música. Isso resultou em uma performance muito mais atraente, popular e uma das mais memoráveis do evento, já que era este o escape que a população precisava para ser patriota após um período de tanta tristura. A performance foi um sucesso tão grande que chegou até a ser lançada como single.

A mesma estética se repetiu em 2002, após os atentados de 11 de Setembro, com Mariah Carey nos vocais e em 2009, em plena crise econômica, com Jennifer Hudson simplesmente arrebentando tudo. Podemos também constar esta padronização em outro evento importante para os EUA com Beyoncé nos arrepiando ao cantar o hino na segunda posse do presidente Obama, em 2013.

Lady Gaga no Super Bowl

Este ano a escolhida para cantar “Star Spangled Banner” foi Lady Gaga, uma popstar imprevisível, assim como o novo presidente dos Estados Unidos. Além da incerteza se o novo chefe do país será republicano ou democrata, a população também está insegura em relação aos atentados terroristas que assombram o país e precisa de alguém para lembrar que a nação deve continuar sendo forte e seguir em frente.

Para você cantar o hino nacional ao vivo no Super Bowl você precisa de uma voz profissional e potente, e Gaga nos deixou claro que cumpre os requisitos em seu tributo para o filme “A Noviça Rebelde”, no Oscar do ano passado.

Ela também está em uma fase detox de toda e qualquer extravagância e já revelou que Whitney é uma das suas maiores influências ao receber o Grammy de Melhor Álbum Pop em 2011, então a padronização deve seguir em frente.

Prepare-se para mais um exemplo de glamourização do hino nacional norte-americano e não espere por algo completamente distorcido e polêmico, como Jimmy Hendrix fez no Woodstock!

O Super Bowl 50 será exibido ao vivo no Brasil neste Domingo (07) pelo canal ESPN e várias salas de cinema também transmitirão a final – confira.

6 Responses

  1. Fannie

    I think this is one of the so much significant info for me.
    And i am happy studying your article. But wanna commentary on few normal issues, The site taste is wonderful, the articles is really nice : D.
    Just right job, cheers

    Responder
  2. crazy loom bands wholesale bulk

    Howdy this is kind of of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors
    or if you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have
    no coding skills so I wanted to get guidance from someone with
    experience. Any help would be greatly appreciated!

    Responder
  3. a2zed.xyz

    We’re a group of volunteers and opening a new scheme in our community.
    Your web site offered us with valuable info to work on. You’ve done an impressive job and our entire community will be thankful to you.

    Responder
  4. immanuelny.com

    magnificent issues altogether, you simply received a brand new reader.
    What would you recommend in regards to your publish that you just made a few days in the past?

    Any certain?

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu